Liszt Vieira | Escritor

O Documentário Indústria Americana vai ganhar o Oscar?

27/01/2020

 

O documentário Indústria Americana, financiado pelo casal Obama, disputa o Oscar de melhor documentário. Vou torcer pelo documentário brasileiro Democracia em Vertigem, mas acho que Indústria Americana deve ganhar por mostrar a superioridade do sistema americano de produção em relação ao chinês. Ou seja, faz propaganda americana.

Um industrial chinês compra uma fábrica que havia fechado em Ohio, dá emprego aos trabalhadores americanos desempregados e traz da China centenas de operários. Ele quer que essa fábrica nos EUA tenha a mesma produtividade que sua fábrica na China, onde os operários trabalham 12 horas por dia, têm apenas dois dias de folga por mês, e as horas extras são obrigatórias. Além do choque cultural – cantoria dos operários de manhã cedo em formação militar, por exemplo – o industrial chinês faz pesada campanha para impedir a sindicalização dos operários, perseguindo os sindicalizados.

Não tenho nenhuma simpatia pelo capitalismo americano, mas é inevitável pensar que o imperialismo chinês, se vier, será pior do que o americano.