Liszt Vieira | Escritor

Cidadania e Globalização

Em Cidadania e globalização, Liszt Vieira trata dos desafios trazidos pela globalização, em particular o papel das organizações da sociedade civil na promoção da democracia na esfera global.

Este livro busca articular três conceitos que costumam andar separados – cidadania, sociedade civil e globalização – e deságua na noção de sociedade civil global e de uma emergente cidadania planetária como implicação necessária do processo de globalização.

A primeira parte focaliza a noção de cidadania, à luz das principais teorias do direito e da democracia na Modernidade. A Segunda parte analisa, do ponto de vista teórico e histórico, o paradigma da sociedade civil, como conceito autônomo e independente do Estado e do Mercado, redefinindo a visão tradicional de espaço público. A partir da perspectiva da sociedade civil, a terceira parte analisa a globalização como processo complexo, contraditório e multidimensional.

Como a globalização é apresentada, em geral, de forma maniqueísta – à direita, como panacéia econômica e única via possível de desenvolvimento e, à esquerda, como monstro diabólico sucedâneo do imperialismo yanque – procuramos aqui criticá-la com serenidade e firmeza, abordando os principais aspectos desse caleidoscópico fenômeno contemporâneo.

Cinco dimensões fundamentais foram selecionadas em Cidadania e globalização: econômico-financeira, política, social, cultural e ambiental – cuja compreensão é imprescindível para a análise das novas questões relativas à governabilidade global, face à tendência ao declínio do Estado nacional e à emergência de uma sociedade civil global.

“Um trabalho oportuno e estimulante para todos os que acreditam nas possibilidades de uma cidadania planetária capaz de se contrapor a uma globalização excludente e autoritária.” – Betinho

Editora: Record – 8ª ed. (2005)
Ano: 1997