Liszt Vieira | Escritor

Globalização Econômica x Cultural

29/04/2020

 

Li agora a entrevista do Fiori. Como sempre, muito boa. Mas há pontos polêmicos. Ele diz que os nacionalismos vão se fortalecer e que a União Europeia vai se dissolver, principalmente se Trump ganhar. Ele só vê a globalização pelo lado negativo, ou seja, pelo lado financeiro e econômico. Os benefícios trazidos pela globalização em termos culturais, sociais e jurídicos são ignorados. Alguns exemplos são a comunicação eletrônica instantânea, tratados internacionais de proteção social e ambiental, de combate a crimes como tráfico de drogas etc.

Mas, ao contrário do que ele diz, a cooperação internacional pode se fortalecer após a crise, os nacionalismos podem se enfraquecer, principalmente se Trump perder. O capitalismo vai continuar, mas sua versão neoliberal pode sofrer mudanças. Creio que não será mais possível cortar tantas verbas sociais destinadas à saúde, educação etc. em nome do mercado livre. A desigualdade vai provavelmente continuar, mas não com a violência selvagem que existe em vários países, com o Brasil à frente. Duvido que continue valendo no Brasil a decisão de cortar o investimento do Estado por 20 anos, caso único no mundo.

Entre os que dizem que nada vai mudar e os que dizem que tudo vai mudar, há muitas nuances e combinações possíveis, em países diferentes